top of page
 Diagnóstico

     por Dra. Lilian Ishida Arai

- Meu filho ainda não fala. Posso esperar até quando para começar a investigar?

- Ele vive no mundo da lua. Será que é normal?

Puxa, quantas dúvidas surgem em cada fase do desenvolvimento da criança, não?

Cada criança é única e tem seu próprio tempo para conquistar determinadas habilidades. Mas o desenvolvimento normal segue um padrão. 

Existe uma tabela chamada de "Marcos do Desenvolvimento" que serve como parâmetro. Se a criança não adquiriu esse marco, é extremamente importante que seja avaliada.  (veja a tabela abaixo, extraída do manual: Saúde da Criança - Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil, do Ministério da Saúde 2002 - pág 93)

Bem, se houver alguma desconfiança de que algo não está evoluindo como o esperado:

1) Em primeiro lugar é importante realizar um check up. Ele escuta e enxerga bem? Ele dorme bem? Ele tem muitas infecções e por isso tem que faltar muito na escola? Ele se alimenta adequadamente? Seu crescimento e desenvolvimento está normal? Tem algum antecedente que possa justificar essa dificuldade? Houve algum problema na gestação ou parto? Apresentou alguma doença, acidente ou trauma importante? Existe alguém na família com o mesmo problema?

   Essa avaliação médica pode começar com o PEDIATRA, OTORRINO ou FONIATRA e OFTALMOLOGISTA.

   Em alguns casos, pode ser interessante um encaminhamento imediato ao NEUROPEDIATRA ou PSIQUIATRA INFANTIL.

2) Independentemente de se ter ou não um diagnóstico confirmado,  É FUNDAMENTAL começar as terapias o mais precocemente possível. Essas terapias podem ser realizadas por FONOAUDIÓLOGOS, PSICÓLOGOS, PSICOPEDAGOGOS, NEUROPSICÓLOGOS ou PSICOMOTRICISTAS, dependendo da dificuldade manifestada.

                                                  Tabela: Marcos do desenvolvimento

                                                                                     ( Ministério da Saúde 2002)

bottom of page